Os óculos e a personalidade

Não é novidade que os óculos são acessórios fundamentais para a proteção dos olhos: eles são funcionais, práticos e necessários. Mas já pensou como eles também podem refletir a personalidade de alguém?

Eles podem ser uma maneira incrível de você expressar quem é, e a maneira como é percebido. Neste artigo vamos explorar como figuras emblemáticas se expressaram através de lentes, armações e design.

Em primeiro lugar: Andy Warhol. O pai da pop art não ignorava um bom par de óculos na hora de demonstrar sua personalidade extravagante – e blasé. Warhol foi visto com inúmeros ao longo da vida, mas o modelo clássico com armação de acetato e metal dourado foi o mais marcante desse ícone da criatividade.

A editora-chefe da Vogue, Anna Wintour, é uma personalidade daquelas que carregam até um certo misticismo em torno dos óculos de sol (não os tirou nem ao lado da Rainha Elizabeth). Os modelos sempre ostentam grandes lentes escuras – e diversas são as teorias sobre qual a real motivação dela estar sempre com eles.

A própria, quando questionada sobre o assunto, afastou a ideia de que a escolha é puramente estética. “Eles são extremamente úteis” disse ela durante uma entrevista no programa 60 Minutes. “Eu posso sentar em um desfile e, se estiver entediada, ninguém vai perceber…eles já se tornaram uma armadura”.

É impossível não citar a eterna Audrey Hepburn tomando um café em frente à loja da Tiffany em Bonequinha de Luxo com seu belo par de óculos escuros. Essa peça atemporal apresenta uma armação preta fina e lentes grandes em formato de gota, e com certeza é um dos mais famosos do mundo do cinema – refletindo a sofisticação e modernidade da personagem.

Além da eterna Holly Golightly, outros personagens do mundo do cinema também marcaram época com seus óculos icônicos, como o James Bond de Sean Connery, que usava um modelo de armação preta com lentes redondas em 007 contra Goldfinger. Ou também o personagem Neo, interpretado por Keanu Reeves em Matrix, que popularizou os de armação pequena e lentes bem escuras, com estilo futurista.

Outro marco do cinema foi o filme Sr. e Sra Smith, onde o então casal mais quente do momento na época, Angelina Jolie e Brad Pitt, atraíram olhares de toda uma geração. Não só pelo carisma, mas também por seus looks modernos que nunca deixavam a sensualidade de lado. Esses modelos com lentes transparentes amareladas usado pela dupla no filme com certeza arrancaram suspiros de muita gente.

A atriz Cate Blanchett já foi até tema de um artigo na revista americana InStyle falando sobre como “inventou a atuação em óculos de sol”. A musa – que é um símbolo de versatilidade – já explorou inúmeros personagens através das lentes, como na elegante película “Carol”, ou em “Não Estou Lá”, onde interpretou a lenda da música Bob Dylan. Mas a diva não ousa só quando está trabalhando, ela já foi vista pelas ruas de Londres com diversos modelos super criativos, como este com armações rosa e lentes transparentes azuladas.

Por último, mas não menos importante, o lendário Pete “Maverick” interpretado por Tom Cruise no filme “Top Gun” definitivamente fez do modelo aviador um verdadeiro cartão de visitas do personagem. O galã das telonas inclusive foi responsável por alavancar as vendas do modelo não só em 1986, ano do filme original, mas também no ano passado, quando voltou para as salas de cinema com a sequência do filme.

Mas não são apenas figuras da cultura popular que fazem o uso do acessório como uma maneira de destacar sua personalidade. Com a imensa variedade de modelos disponíveis, você também pode escolher o que melhor reflete quem é. Afinal, como pudemos perceber, eles não são simples acessórios, são uma forma de expressão.

Compartilhe :

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia there live the blind texts.